A obesidade felina é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura corporal, isso ocorre quando a ingestão calórica é maior que o consumo energético.
Essa doença além de comprometer a saúde do seu animal pode ser um ponto de início para o desenvolvimento de outras doenças como doenças ortopédicas degenerativas, lesões articulares, endocrinopatias, dermatopatias, doenças do trato urinário, entre outras. Além disso, também altera a qualidade de vida e bem estar do felino.
Algumas causas que podem predispor essa enfermidade são elas: idade, gonadectomia, dietas palatáveis e perfil do proprietário.
A domesticação dos gatos é recente e atualmente a população destes vem aumentando cada vez mais, consequentemente a maioria deles vivem em ambientes mais fechados e restritos, sem enriquecimento ambiental e com a alimentação inadequada. Todos esses fatores auxiliam a levar o paciente a obesidade.
Se o felino possui excesso de peso corporal igual ou superior a 15% já é considerado obeso. Uma ferramenta prática e útil para avaliar a obesidade é o ECC (Escore de Condição Corporal); É uma escala com números de 1 a 9 sendo 1, 2 e 3 abaixo do peso, 4 e 5 peso ideal, 6 acima do peso, 7 sobrepeso e 8 e 9 obeso. Essa escala basicamente avalia a estrutura corporal do animal, isso inclui proeminências ósseas (coluna, costelas e ossos pélvicos), gordura torácica e abdominal, massa muscular e tamanho da cintura. O tratamento da obesidade consiste em determinar a melhor dieta e ingestão calórica de manutenção, enriquecer ambiente, ter atividade física obrigatória na rotina e fazer acompanhamentos periódicos. Por isso, é muito importante o acompanhamento com um médico veterinário especializado.
Todo cuidado é pouco para esses bichanos e por mais que possa parecer simples, a obesidade é uma desafio para o paciente, para o tutor e também para o veterinário.
Por Victoria Mariane
Muito bom! Mas sempre tem um mas. É apenassugestao para os próximos textos . Tentar substituir as palavras como gonadectomia e dermatopatia, por palavras mais amigáveis para nós leigos. Não mata ninguém consultar o dicionário, porém castração é doença de pele são termos mais familiares para tutores e para leitores em geral.
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Continue escrevendo, queremos ler mais.