Uma das maiores peculiaridades que vemos no mundo dos felinos são os seus hábitos de higiene, extremamente limpos e metódicos. Passam uma boa parte do seu dia se limpando através de delicadas lambidas, movimento chamado “grooming”. O felino tem a língua áspera, perfeita para uma autolimpeza, na qual retira todas as impurezas da superfície de seu corpo. Importante ressaltar que caso seu gato esteja se lambendo com muita intensidade, ou até mesmo não realizando o grooming, é uma alerta para que algo possa estar errado, e deve imediatamente entrar em contato o médico veterinário para uma avaliação.
Devido aos hábitos de higiene dos felinos, sempre surgem dúvidas se existe a real necessidade de dar banho neles ou se apenas a auto higiene já é o suficiente.
A resposta de modo geral é não, os gatos não possuem a necessidade de tomar banho, retira o cheiro natural deles e a proteção da pele, além de gerar um estresse para aqueles que não são habituados com contato direto com a água e sons dos secadores. Porém, temos as exceções, gatos da raça Sphynx ainda que não haja pelagem, demandam de banhos para diminuição da oleosidade produzida em sua pele, e as raças de pêlos longos que necessitam de cuidados especiais, como os persas, ragdoll e maine coon. Nesses, periodicamente, cria-se a necessidade de banhos para realizar tosa higiênica e lavar a pelagem que pode acumular resíduos. Há recomendações também de imersões terapêuticas para os gatos com dermatites, e dentro do seu protocolo de tratamento, está o banho terapêutico.
Então, quando necessário, a indicação é dar banho em um local que o tutor tenha confiança nos profissionais, e de preferência que não tenha muitas movimentações e barulhos excessivos, deve-se utilizar produtos específicos para a raça, lembrando que são animais extremamente sensíveis a cheiros e não existe a necessidade de passar perfume pós banho, podendo desencadear quadros alérgicos.
Uma prática que é recomendada diariamente, é a escovação, além de evitar a formação de nós, deixará a pelagem mais bonita e consequentemente, reduz a necessidade dos banhos.
Por Fernanda Pelicer
Obesidade em Felinos
A obesidade felina é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura corporal, isso ocorre quando a ingestão calórica é maior que o consumo energético. Essa doença além de comprometer a saúde do seu animal pode ser um ponto de início
Jamais imaginaria que um Sphynx ou um Maine Coon precisassem de banho. O Sam Sam ganhou um banho quando era filhotinho. Desmaiou,fucou em choque. Nunca mais repetinos a asneira. Agora só de chuva, porque quer.